Seguidores

sábado, 3 de maio de 2014

O PAI NOSSO DO DIZIMISTA

Todos nós conhecemos, ou pelo menos rezamos a oração do dizimista. Mas a verdadeira oração do dizimista  é aquela que Jesus Cristo nos ensinou: O Pai-Nosso.
O dízimo é o gesto concreto que demonstra que tudo aquilo que pedimos na oração queremos que se realize de fato, colocando à disposição de Deus nossa vida e nossos bens.
Pai Nosso que estais no  céu: Vós, Senhor sois o nosso Pai, nosso Criador, Senhor absoluto de tudo  o que existe, do que somos e do que temos, pois tudo é obra e dom de Deus. Nosso dízimo, Senhor, é o reconhecimento desta verdade.
Santificado seja o vosso nome: Damos o dízimo para que Deus seja glorificado, seu culto seja celebrado, seus templos mantidos, seus ministros  tenham o necessário para poderem se dedicar  com fidelidade ao serviço do Senhor.
Venha a nós o  vosso reino : A dimensão missionária do dízimo é a construção do Reino de Deus. Com o dízimo, colocamos nossa contribuição material nas mãos da Igreja, para ajudar as pastorais, a formação de lideranças cristãs, os missionários, a preparação dos sacerdotes e dos ministros da Igreja, para toda evangelização. Com nosso dízimo, nos tornamos colaboradores na construção do Reino de Deus.
Seja feita vossa vontade, assim na terra como no céu: A vontade de Deus é que todos os homens cheguem ao conhecimento da verdade e sejam salvos.A vontade de Deus   haja amor e solidariedade entre os seus filhos. Partilhando os nossos bens, nos tornamos testemunhas vivas e eficazes do Evangelho, atraindo os homens para Jesus.
O pão nosso de cada dia nos dai hoje: O pão que pedimos para nós, pedimos também para todos os irmãos. Não basta pedir, é preciso repartir o nosso pão para que ele não falte na mesa dos pobres.É através de nossa partilha,que Deus multiplica o pão. O dízimo, instituição sagrada, é o instrumento privilegiado da Providência de Deus.
Perdoai as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido: Dízimo é partilha, é o gesto de amor a Deus e ao irmão, é solidariedade com os mais necessitados, é caridade verdadeira. Ora, " a caridade cobre uma multidão de pecados" , como  nos ensina São Pedro.
E não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal:  Entre as múltiplas  tentações do homem , a tentação do egoísmo, da ganância, do ter cada vez mais, sejam quais forem os meios, são as mais perigosas, Geram a idolatria, trocando o Deus verdadeiro pelos ídolos do dinheiro e dos bens materiais. Pelo dízimo, Deus nos educa e nos liberta. Ensina-nos a partilhar, a reconhecer os bens materiais com dom de Deus a serviço de todos os seus filhos, fazendo-nos deles , apenas administradores. Ensinai-nos a ser generosos, assim como Ele próprio  é infinitamente generoso para conosco. Pelo dízimo, Deus nos liberta do pior de todos os males, raiz de todos  os nossos pecados: o egoísmo.
Amém: Assim seja,  Senhor. Que o nosso dízimo, aceito e vivido, seja o sinal de nossa fé, do nosso reconhecimento, do nosso amor, seja a nossa contribuição para a santificação do vosso nome, para a construção do  Vosso Reino, para a realização da  Vossa vontade de fraternidade e justiça entre os homens e seja o sinal da nossa participação na vida  da nossa Igreja.              

Um comentário:

Também poderá gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...