Seguidores

quinta-feira, 31 de maio de 2018

CORPUS CHRISTI

 Festa solene em comemoração e ação de graças pela instituição da Eucaristia. É celebrada na quinta-feira depois do domingo da Santíssima Trindade. É a festa do Corpo de Cristo. As pessoas enfeitam as ruas para que o Santíssimo  Sacramento seja  levado e abençoes à todos.
Jesus, durante sua vida foi Eucaristia: Repartiu o pão com os pobres, tornou leve o fardo dos fracos e oprimidos e amou  a todos de uma maneira incondicional. ( Jo 6, 38-40)   (Jo 6,54-56) ( I Cor11,24)
Assim como não podemos duvidar da vontade de Cristo em  tornar-se alimento.
A Igreja, em cada missa , pelo poder do sacerdote, consagra um pão sem fermento chamado hóstia e Jesus se torna realmente presente , vivo no meio de nós.
O Corpo de Cristo será formado em plenitude , quando todas as pessoas se amarem como Jesus nos ama, até ser uns para os outros, pão de vida e unidade.
 Jesus não se contentou em ser um homem  como nós, Ele se tornou nosso alimento - Pão da Vida que garante a nossa ressurreição.
  O ponto alto da festa de Corpus Christi ( Corpo de Cristo) é a procissão do Santíssimo Sacramento. Há muito tempo ela percorria  ruas e avenidas enfeitadas com tapetes de flores, com símbolos e  figuras  representando a Eucaristia; hoje não é assim em todos os lugares e nem é possível enfeitar todas as ruas por onde a procissão passa, mas este festejar mais modesto pode servir para mergulhar mais profundamente no mistério .
 Quem sabe, hoje somos convidados a trabalhar mais  a unidade, a acolhida, o  respeito pelos outros, como modelo de vida comunitária, o laço de amor tão desejado pelo próprio Cristo..
  A festa do Corpo de Deus recorda-nos de moda expressivo a vida de Jesus: vida de entrega na radicalidade do amor, na mais plena gratuidade e com o compromisso de tornar a sociedade e o mundo expressão  desse amor.



Um comentário:

  1. The feast of the Body of God reminds us of the expressive fashion of the life of Jesus: a life of surrender in the radicality of love.

    ResponderExcluir

Também poderá gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...