Seguidores

sábado, 20 de junho de 2015

O JOVEM TAMBÉM É EGOÍSTA

       Sem essa de sempre acusar os pais e a sociedade quando algum jovem fracassa na vida! Está certo que, em muitíssimos casos o jovem é vítima dos pais e da sociedade: abandono, agressões, pancadarias , tortura , violência de todo tipo  ou  mau exemplo dos pais e de outros adultos. Tudo isso pode causar nos filhos e nos jovens tal que acabem por se desencaminhar.
      Mas a afirmação de alguns pseudo-sociólogos e pedagogos de que, sempre que um jovem erra, a culpa é dos adultos  precisa que se prove, simplesmente porque há jovens egoístas  que, apesar do bom exemplo e do amor que recebem, escolhem o caminho do vício e do  crime.
     Está certo que um jovem culpado de seu vício ou de seus crimes pode ser mais vitima do que a gente. Em geral os jovens são consequência de uma sociedade que não sabe o que fazer  por eles e com eles. Percebem muito cedo que não são desejados e que estão atrapalhando; e reagem como animais acuados e agredidos: atacam e ferem. Outros preferem atitudes de escorpião cercado pelo fogo: destroem-se no próprio veneno. Isso explica em parte o aumento da criminalidade juvenil e a verdadeira catástrofe nacional que vem tornando o consumo de drogas entre a juventude. Admitamos, pois que a sociedade tem culpa e que muitíssimos pais destroem seus filhos, seja pela dureza com que os tratam, seja pelo mau exemplo de vida que dão. Mas há pais bons que, de tão bons acabam dominados e manipulados pelos filhos.
   Há filhos egoístas que sabem que podem manipular os pais e que escolhem a droga, escolhem a prostituição e a vida desregrada mesmo vendo em casa a sinceridade, a ternura e o bom exemplo.
    Talvez esteja   na hora de os que amam a juventude gritarem umas verdades cristalinas sobre alguns seres humanos egoístas que só pensam em si e que usam despudoradamente os outros para atingir seus  objetivos.
  Entre estes seres egoístas há milhões de jovens e velhos, mas não vamos excluir milhares de jovens desta lita, só porque são jovens.
   Há jovens egoístas que não estudar, trabalhar, não querem participar, não querem renunciar a nada. Querem todos os direitos e não aceitam nenhum dever.. Estes perderam a humanidade muito cedo.
Sem essa de acusar a sociedade e os pais por todos os desvios da juventude! Ainda que 99% de culpa coubesse aos pais e à sociedade, não faria mal algum se ao menos 1% ficasse com o jovem. Porque existem jovens podres de orgulho e de egoísmo. E eles também precisam se converter e pedir desculpas.
Tenho dedicado minha vida minha vida inteira aos jovens. Conheço prodígios de bondade e de dignidade entre eles. E aposto na grande maioria. Mas admito que já encontrei muitos jovens que causaram sua própria ruína. Não tem ninguém a quem culpar senão a si mesmos e ao seu orgulho. O egoísmo também ataca aos dezoito anos. E é bom que os jovens admitam isso. Viverão melhor com esta verdade que dói mas que não deixa de ser verdade.

Pe. Zezinho scj

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Também poderá gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...