Seguidores

terça-feira, 5 de abril de 2016

OS SACRAMENTOS- Sinais do amor de Deus

       BATISMO - Nos dá a identidade de Cristãos pela força do Espírito Santo. Então passamos a fazer parte  da comunidade dos cristãos que se chama Igreja. Todo cristão é chamado a  testemunhar Jesus na comunidade e em toda parte. Como cristãos, continuamos a missão dos Apóstolos, sendo testemunhas de Jesus em casa, na escola, na vizinhança, na rua e em todos os ambientes. Em todos os lugares em que  a gente for, temos que mostrar a nossa alegria de ser cristão, de ser parecidos com Jesus, de pensar, de sentir, de falar, de olhar sempre do jeito de Jesus.

       EUCARISTIA - É o alimento, ninguém vive sem se alimentar. Para viver , dependemos não só da comida, mas também do pão da fraternidade, do carinho, da justiça. Nessa experiência de repartir o pão de cada dia, seja o pão de trigo, seja o pão da dor ou da alegria, Deus está presente.
      Celebrar a Eucaristia é também uma denúncia  contra a falta de  fraternidade que existe no mundo, porque na Eucaristia comemos do mesmo pão, quando na vida falta pão para tanta gente. Acreditamos e celebramos tudo isso na comunhão. A Eucaristia é Deus mesmo se repartindo como pão na doação de Jesus.
" Portanto não vivais preocupados dizendo: Que vamos comer? Que vamos beber? Como nos vestir? Os pagãos  é que vivem procurando todas estas coisas . Vosso Pai que está nos céus sabe  que precisais de tudo isso. Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão dadas  por acréscimo." 

PENITÊNCIA -  É reconciliação com Deus e com os outros, é a volta. Quase todo dia dia a gente cai e se levanta. Pequenas quedas e grandes tombos. Ninguém quer ficar no chão. A gente pisa em falso porque não enxerga bem os passos e o caminho de Jesus. Erramos de caminho. Atrapalhamos a caminhada uns dos outros. Deus sempre dá a mão para a gente se deixar conduzir. No  sacramento da Penitência celebramos a coragem de pegar de novo na mão de Deus e voltar a andar no caminho Dele.

CRISMA - Confirmação e Compromisso de Apóstolos com a Igreja e o mundo. O cristão, hoje é chamado a tomar consciência pessoal do que significa para ele o Sacramento e dos compromissos que tem de viver.A Crisma é a força de Deus. Nós só conseguimos viver porque Deus nos dá essa força. Essa força de Deus é o Espírito Santo agindo em nós. Na Igreja, a experiência de nossa vida é celebrada no sacramento da Crisma é o sacramento do cristão que está amadurecendo na fé.

ORDEM ou SACERDÓCIO - Todo dia precisamos de  ajuda de pessoas para viver com a gente. orientar, mostrar o caminho. Essas pessoas nos ajudam a alimentar a fé, acreditar na esperança, esperar na fraternidade. Tem gente que se dedica a este serviço. Vive para isso. O padre é um exemplo  Dedicação por excelência, só a de Deus. Deus se dedica tanto que  chegou a confiar seu próprio Filho a nós,a aceitar que ele morresse na cruz por nós. Tem gente que consagra sua vida para mostrar aos irmãos esse grande amor de Deus. No sacramento da Ordem, quando o bispo impõe as mãos  sobre aquele escolhido    enxergamos o grande amor de Deus por nós.

MATRIMÔNIO - Ninguém consegue viver sem a presença e a amizade de outras pessoas. Ninguém está sozinho. No matrimônio ( casamento) , essa amizade é repartida entre o marido e a mulher: é repartida entre o casal e os filhos, e com a comunidade onde vivem. O mais difícil no amor é permanecer firme nele. Só Deus mesmo é capaz de ser sem defeito, fiel e amoroso. Quando ao casal é fiel no amor, é um grande sinal de Deus. Deus está presente no amor do  casal. Receber este sacramento é comprometer-se por toda a vida.

UNÇÃO DOS ENFERMOS -  A doença nos mostra quer somos limitados. Deus cura a doença e a raiz da doença. Deus está presente em nosso esforço de arrancar o mal pela raiz.Jesus sentia grande compaixão dos doentes. Pois frequentemente de ocupava com eles, curando-os dos seus males. A Unção dos Enfermos não é um rito  de consagração como o Batismo  e a Crisma. É um conforto num momento de dor e sofrimento. Esta unção é feita no sentido da cura das doenças e no perdão dos pecados.

 Nossa vida física processa-se por etapas que costumamos solenizar( Nascimento, aniversário, casamento etc.. ) Cristo também escolheu para sua Igreja acontecimentos significativos para marcar as etapas da vida espiritual das pessoas e as consagrou. Pelo sacramento quer estar conosco e manifestar o seu amor.
- Para comemorar o nascimento - BATISMO
-Para celebrar  a iniciação à vida adulta -CRISMA
- Para festejar a reconciliação com Ele e com os irmãos  deu-nos  a - CONFISSÃO
- Para consolidar e abençoar o amor  de um homem e de uma mulher -MATRIMÔNIO
- Para aqueles que serão seus ministros -ORDEM ( SACERDÓCIO ) -
- Para celebrar a alegria e a união de todos - EUCARISTIA
- Para reforçar a coragem na hora da dor - UNÇÃO DOS ENFERMOS.

2 comentários:

  1. Denize, catequizar é um dom divino, é evangeilzar e dar a conhecer os ensinamentos do Deus maravilhoso, do Criador do Mundo...Pai, Filho, Espírito Santo um só mas que veio ao mundo para nos salvar. Lindo adorei, É
    sempre bom viver ao serviço de Deus e do próximo, Beijinho e boa continuação. Pode visitar-me
    www.facebook.com/Vinde-a-Mim-todos-os-cansados-e-oprimidos-1091206017604906/

    ResponderExcluir
  2. Muito bom seu blog.
    Conheci hoje. Tem vários temas e numa linguagem de fácil compreensão.
    Obrigada por compartilhar com outras pessoas suas pesquisas e ideias para os encontros.
    Deus te abençoe.

    ResponderExcluir

Também poderá gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...