Seguidores

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2016

  Todos os anos durante a quaresma acontece a Campanha da Fraternidade. Esta é a quarta Campanha da Fraternidade Ecumênica  e tem como Tema: Casa Comum nossa responsabilidade e como Lema: Quero ver o direito brotar como fonte a correr a justiça qual riacho que não seca e nos propõe 2 objetivos decorrentes do nosso compromisso de fé.
  O primeiro objetivo tem relação com o tema central dessa campanha que é o saneamento básico.
Entendemos que o acesso a este serviço é condição essencial para a garantia da justiça sócio ambiental, que se expressa na erradicação da pobreza, no cuidado com o meio ambiente e na redução da mortalidade infantil. O saneamento básico compreende o abastecimento de água potável, esgoto sanitário, a limpeza urbana, o manejo de resíduos sólidos, o controle dos meios de transmissões de doenças e a drenagem de  águas pluviais.
 O segundo objetivo é motivar a convivência ecumênica. Todas as pessoas  que assumem a fé em Jesus Cristo são chamadas à trabalhar juntas no Cuido da Casa Comum . Essa responsabilidade é conferida a nós pelo Batismo. Para isso precisamos superar os conflitos e nos abrirmos para o diálogo, para conhecer e saber quem é o irmão e a irmã  da outra Igreja. Isso significa valorizar a unidade cristã sem desconsiderar que há formas diferentes de viver a fé em Jesus Cristo. Nosso testemunho torna-se mais evidente quando podemos fazer isso juntos . Estes dois objetivos tem a ver com o que Deus quer de nós, com seu projeto de construção de um mundo mais fraterno e justo. Vamos juntos promover a paz e o direito de se ter direito.
   Acreditamos que um mundo de  justiça e direito precisa ser construído assim: Coletivamente, somando a criatividade, os talentos e as experiências em benefício do bem comum.

Sabemos que se as crianças não forem orientadas e despertadas para o cuidado com a criação pouca esperança teremos. Cabe a nós ensiná-las a amar e cuidar de nossa Casa Comum.
                               

                                       EXPLICANDO O CARTAZ
Quero ver o direito brotar como fonte a correr a justiça qual  riacho que não seca ( Amós 5,24)
Este versículo inspirou a criação do cartaz da Campanha da Fraternidade Ecumênica. Assumir a responsabilidade com a Casa Comum exige uma profunda mudança no estilo de vida e nos valores que orientem nossa ação. Nossa sociedade está baseada no consumo e na aparência. Para suprir essas necessidades sacrificamos a Casa Comum que é o espaço em que habitamos
 Nem sempre prestamos atenção para atitudes simples como por exemplo o descarte correto do lixo, ligar nossas casa à redes de esgoto cuidar da água e  assim por diante.
 A falta desses cuidados machuca a criação  de forma que, no lugar de flores, jardins, frutos, vemos esgoto à céu aberto, rios poluídos. A terra fica triste, no entanto a fé em Jesus Cristo nos anima a assumirmos o cuidado com a Casa Comum como resposta ao amor incondicional ao amor que Deus oferece a cada um de nós.
 É, isso que expressa o rosto em destaque no cartaz. Queremos que as mudanças desses paradigmas e valores que nos orientam nessa sociedade de consumo transformem o rio poluído em água cristalina e habitada por peixes, a terra seca em uma terra renovada e abundante.
O principal objetivo é chamar a atenção para a questão do saneamento básico no Brasil e sua importância para garantir o desenvolvimento, saúde integral e qualidade de vida para todos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Também poderá gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...