Seguidores

domingo, 26 de julho de 2015

JESUS E SUA IGREJA

     Jesus nasceu em  Belém, na Judéia. Belém, quer dizer " casa do  pão". Logo em seguida foi  morar em  Nazaré, na Galiléia. Aí passou sua infância e juventude, ajudando  seu pai  José na oficina  de carpinteiro.
     Durante esse tempo, Jesus deve ter lido muito a Bíblia, tanto em casa como na Sinagoga.  Sinagoga é, ainda hoje, uma espécie de de igreja, onde os judeus oram e estudam a Palavra de Deus.
      Quando tinha trinta anos aproximadamente, Jesus dirigiu-se ao Rio Jordão, onde foi batizado por  João Batista. Ao sair da  água, o Espírito Santo manifestou-se solenemente ( Mt  3, 16- 18).
   
    O Batismo, marcou a  vida de Jesus. Movido pelo Espírito Santo, Ele iniciou sua missão. E foi o Espírito Santo quem o conduziu e o sustentou em todas as suas atividades.
     \Jesus foi até tentado pelo demônio. Mas pelo poder do Espírito Santo, Ele venceu o maligno( Mt 4, 1-11). Tendo vencido o demônio, Jesus foi morar em Cafarnaum, junto ao Mar da Galiléia.
     Aí Ele começou sua pregação. Ficou famoso o Sermão da Montanha, no qual anunciou as Bem-aventuranças. As palavras de Jesus tocaram o coração daquele povo tão sofrido que busca a felicidade. Nas Bem-aventuranças estão os oito pontos básicos da felicidade prometida pelo Reino de jesus. Assim Falou Jesus :
PARA REFLETIR

O mar da Galiléia é também chamado mar de Tiberíades e Lago de Genesaré. É um grande lago formado pelo Rio Jordão. Mede 25 km de comprimento e 12 km de largura. A profundidade chega a 48 metros.

AS BASES DA IGREJA: De Cafarnaum, Jesus saía para pregar às aldeias e cidades vizinhas. Suas pregações não eram mensagens soltas, distribuídas aqui e ali, sem objetivo. Jesus tinha um plano. Suas pregações formam um todo. Tem uma unidade e um objetivo. Tanto as palavras como os milagres do Senhor giram em torno do  Reino de Deus.
     Jesus tinha uma intenção, desde o início. Ele estava a fim de fundar a sua Igreja. Esses pontos básicos são: a pobreza, a misericórdia, a compreensão, o perdão, a simplicidade, a sinceridade, a justiça, a paz, o amor, a santidade.
    A MUDANÇA DE VIDA
Todos eram convidados para ouvir a Palavra de Deus e entrar no Reino que Jesus anunciava. Mas a todos  Ele fazia um apelo: " Convertam-se, porque está chegando o Reino  dos Céus" ( Mt 4 17b). Esta conversão significa uma mudança de vida. É uma transformação interior, no modo de pensar, de sentir e de agir. Trata-se de ter um coração novo. Para explicar essa mudança, Jesus fez comparações como esta:

" Antes era assim: Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo. Eu porém lhes digo: amem os seus inimigos e rezem pelos que vos perseguem vocês ( Mt 5, 43-44).


VAMOS RECORDAR:
- Quais as cidades onde  Jesus morou?
- Com que idade começou sua missão?
- Fale sobre Cafarnaum e o  Mar da Galiléia.
-Quais os outros nomes do Mar da Galiléia?
- Do que trata o Sermão da Montanha?
- Quais os pontos básicos da Igreja?
- Que significa converter-se?

QUEM SOU EU?

- Sei perdoar os inimigos?
-Rezo pelos que me ofendem?
- Trato bem a todos ou somente os amigos?
- Minha vida é diferente da vida de um pagão?
- Tenho coração de pobre ou sou ganancioso?
- Estou assumindo minha missão na Igreja e no mundo?
- Que está significando, para mim o meu Batismo?


ORAÇÃO
Perdão Senhor, por eu não ser santo como deveria ser. Ensine-me a perdoar aos que me ofendem. Ajude-me a levar a paz  aos outros e liberte-me de todo egoísmo.
















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Também poderá gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...