Aliança é um acordo, um compromisso de fidelidade, como as pessoas que se casam, fazem um compromisso e a aliança que usam no dedo é sinal deste acordo.
Abraão era uma pessoa muito boa. Ele acreditava em Deus, fazia sua vontade e por isso foi chamado " Amigo de Deus".
Abraão atendeu ao chamado de Deus e enfrentou todas as dificuldades, sem medo.
Diz a Bíblia que um dia Abraão recebeu uma promessa de Deus: Ele seria o pai, o iniciador de um grande povo. Mas para isso teria que deixar o seu país.
" Deixa teu país e vai para a terra que te mostrarei. Farei de ti um grande povo. Eu te abençoarei e engrandecerei teu nome".( Gn 12, 1-2).
Abraão e Sara já eram idosos e não tinham filhos. Por isso ele não entendeu como ele poderia ser pai de um grande povo. Mesmo assim acreditou na palavra de Deus e partiu para a terra que lhe havia sido prometida.
Abraão morava em Ur, cidade próxima de ao Golfo Pérsico e a terra prometida era Canaã; mais tarde chamada Palestina. Apesar de idosos Abraão e Sara tiveram um filho. Ficaram tão felizes que deram o nome de Isaac que significa "riso", 'alegria".
Isaac, quando moço, casou-se com Rebeca; desse casamento nasceram Esaú e Jacó.
Jacó, por sua vez, foi pai de 12 filhos. Assim começou o grande povo que Deus havia prometido a Abraão.
Esse povo recebeu vários nomes no decorrer da história:
* Povo de Deus
* Povo Escolhido
*Povo Israelita ou Israel
* Povo Hebreu
* Povo Judeu
RESUMINDO: Abraão casou-se com Sara
Abraão recebeu de Deus uma incrível promessa
Abraão e Sara saíram da cidade onde viviam e partiram para Canaã
Nasceu Isaac filho de Abraão e Sara
Isaac casou-se com Rebeca e tiveram dois filhos: Esaú e Jacó
Jacó teve 12 filhos e um deles era José.
Assim começou a se formar o povo de Deus
1--Qual foi a orem que Deus deu a Abraão?
2--Qual era o nome da esposa de Abraão?
3-- Deus mandou Abraão olhar para o céu e fazer o que?
4--Como se chamava o filho de de Abraão e Sara?
5-- Como podemos fazer para ser uma estrelinha da família de Abraão?
JOSÉ
José era o penúltimo filho de de Jacó, era o filho predileto, seus irmãos tinham inveja e um dia quando estavam trabalhando, José foi procurá-lo a pedido do pai. Quando o viram se aproximar decidiram que iriam acabar com ele, mas como não tinham coragem de matá-lo o venderam e voltando para casa disseram ao pai que o irmão havia sido morto por um animal feroz .
No Egito José foi vendido para Potifar, que era oficial da guarda do Rei. Com esforço e dedicação José se tornou administrador da casa e dos demais escravos da casa do oficial. Porém, a mulher de Potifar desejou seduzi-lo, mas como José a recusou ela passou a acusá-lo e fez com que ele fosse preso.
Na prisão, José interpretava os sonhos dos outros prisioneiros, e então um dia o rei do Egito teve um sonho e ficou sabendo de José e o chamou para decifrá-lo.
Após José dizer ao rei que seu sonho dizia que eles teriam 7 anos de fartura e depois 7 anos de miséria no Egito, o rei o chamou para para ser governador , para ajudar a estocar os alimentos para se prevenir dos 7 anos que viriam de miséria.
Passou-se os anos e chegou os 7 anos ruins, quando várias caravanas iam ao Egito para comprar seus alimentos, porque no resto das cidades não tinham.
José era o encarregado de vender. Um dia , seus irmãos foram comprar seus alimentos e José logo os reconheceu, mas seus irmãos não. José os tratou friamente e os acusou de serem espiões, fazendo eles trazerem seu irmão mais novo que não tinha vindo para provar que não eram; mas tudo não passava de um plano de José. Depois de trazerem Benjamim, ele os deixou ir, porém colocou o dinheiro em suas sacolas para acusá-los de roubo; então quando os guardas veem eles dizem que vão prender Benjamim. E é nessa hora que seus irmãos não deixam, porque ele era o segundo filho preferido de seu pai e se Benjamim não voltasse para casa, assim como José, seu pai não aguentaria, podendo até morrer, e então José vê que eles se arrependeram e conta a verdade. Então pede que vão buscar seu pai Jacó e todos vão morar com ele.
MUITO OBRIGADO, QUE A PAZ DO NOSSO SENHOR ESTEJA COM TODOS.
ResponderExcluir