Seguidores

terça-feira, 8 de abril de 2014

QUARESMA E CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2014

QUARESMA

É o período de 40 dias que antecede a  Páscoa, é o tempo em que Jesus passou no deserto, rezando, jejuando e vencendo as tentações .
      A quaresma é o tempo de preparação para a  Páscoa, a maior festa dos cristãos, Inicia-se na  Quarta-feira de cinzas  e termina no Domingo de Ramos, quando celebramos a Semana Santa.
      Durante a quaresma, acontece a  Campanha da Fraternidade. CAMPANHA significa um esforço conjunto, todos juntos se esforçam para melhorar alguma coisa. FRATERNIDADE- Significa acolher o outro como nosso irmão; que é o que somos de verdade porque somos todos filhos de Deus
     Este ano o Tema escolhido é FRATERNIDADE E O TRÁFICO HUMANO e o Lema é: É PARA A LIBERDADE QUE CRISTO NOS LIBERTOU.
    A Igreja se preocupa e nos alerta para para o grande problema que é o tráfico humano.
Deus, nosso Pai , que criou todas as coisas, mas ao criar os seres humanos, pensou neles como filhos a serem amados.
    Com certeza, toda a criação merece ser bem cuidadas, mas as pessoas, que Deus tanto ama é que não são capazes de amar, precisam ter um tratamento especial.
    Quando, alguém em nossa família é maltratada, achamos que não temos nada a ver com isso?
    Somos todos partes de uma grande família de filhos e filhas de Deus. De alguma forma, tudo que é feito a outro ser humano nos atinge. Se alguém acha que a dignidade de uma pessoa pode ser ignorada, esta pessoa está de fato pondo em perigo a dignidade de todas as pessoas( inclusive a sua).
   Quando respeitamos o outro, estamos indicando que queremos ser respeitados e estamos ajudando a perceber como esse respeito é importante para todos.
   Em Lc 15,1-7 , Jesus pergunta: " Quem tendo cem ovelhas e perdendo uma não deixa as 99 e vai atras daquela que se perdeu? Se Ele estivesse falando mesmo em ovelhas, era fácil achar que, tendo cem, dá pra se conformar por perder uma. Mas as ovelhas aí representam as pessoas e Ele estava querendo dizer que nenhuma pessoa deve ficar perdida, porque o valor de cada uma é imenso. Pessoas não tem preço, cada uma é um tesouro sem fim.
   Quem segue  Jesus não pode se conformar com a injustiça feita a qualquer pessoa, nenhuma vida pode ser desrespeitada.
    Quem faz tráfico de pessoas ( enganando, escravizando trabalhadores e crianças) está tratando um ser humano como se fosse mercadoria. Jesus nunca iria concordar com isso.
    Para Deus, todos somos amados, especiais e únicos. Ele nos acompanha e nunca desiste de nós( Is 49,15), Is 66,13), (Is1,16-18)   Parai de fazer o mal e aprendei a fazer o bem, buscai o que é correto, defendei o direito do oprimido, fazei justiça ao órfão e à viúva.
   Ainda hoje, são os pobres, e os sem recursos que estão mais indefesos diante das tentativas  e das falsas promessas do tráfico de pessoas.
   Jesus, também protestou muito contra quem se diz religioso, mas explora o seu próximo, Ele ficou bem zangado com quem desrespeitou o outro para ganhar dinheiro. É claro que todos precisam de algum dinheiro, mas não se pode , para ganhar dinheiro, fazer alguma coisa que maltrate o irmão.
   Jesus nos fala por meio desta CF que muitos são escravizados porque estão em situação de fome, sem recursos.
   O tráfico de pessoas frequentemente, levam as vítimas para longe de sua terra, para um lugar onde não conhecem ninguém e ficam sem socorro, sem casa, sem roupas adequadas e muitas vezes morrem se ficarem doentes.

ORAÇÃO
Nesta oração, pedimos que venha a nós, o  Reino de Deus, que é um Reino de justiça, onde não há seres humanos desrespeitados e explorados. Nesse Reino, será feita a vontade de Deus, que é o amor com que todos devem cuidar de todos. Pedimos o essencial, representado no Pão-Nosso, sem espaço para a ganância de querer tudo, mesmo que isso custe a vida do outro.
Como muitas vezes, somos fracos, Jesus nos ensina também a pedir perdão e a saber perdoar, porque o perdão é um jeito de começar de novo, escolhendo um caminho cada vez melhor, mais generoso e mais fraterno. Amém!











2 comentários:

  1. Olá Denise obrigada por desbloquear o conteúdo de seu blog , é maravilhoso e vou usar bastante em minha catequese. Um abraço fraterno. Alessandra/Lavras/MG

    ResponderExcluir
  2. Faz um encontro sobre a ascensão de Jesus. Obrigada.

    ResponderExcluir

Também poderá gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...