Seguidores

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

EUCARISTIA

         Jesus nos convida insistentemente a recebe-Lo no sacramento da  Eucaristia. Por isso devemos nos preparar para este momento tão importante e santo. Eucaristia quer dizer" Ação de graças". Chama-se também  Comunhão que significa união. porque recebendo  Jesus nos unimos a Cristo e aos irmãos.
        Na quinta-feira santa, sabendo que chegara sua hora, Jesus pediu a Pedro e João que fossem preparar a ceia para Ele e seus 12 apóstolos. Antes da ceia, Jesus pegou uma toalha e uma bacia com água e lavou os pés dos apóstolos. Jesus , com este gesto  de humildade nos deixou um mandamento novo, para que nos amemos uns aos outros como Ele nos amou, e  que devemos  estar sempre prontos a servir.
        Durante a ceia, Jesus nos deixou a certeza de seu amor por nós, deixou-nos como alimento a Eucaristia que nos faria participantes do Reino  de Deus e ao mesmo tempo  a certeza de sua presença no meio de nós. Jesus abençoou o pão, deu aos apóstolos e disse: Tomai e comei todos vós, ISTO É O MEU CORPO que é dado por vós, depois abençoou o cálice com vinho e disse: Tomai e bebei todos vós,  ESTE É O MEU SANGUE, que será derramado por vós para o perdão dos pecados, e disse também: " Fazei isto em minha memória".
       Este gesto de Jesus não é para que se recorde, mas que em cada missa( Eucaristia), se torne vivo o que Ele fez. O pão e o vinho, depois de serem consagrados se tornam Corpo e Sangue de Jesus. O ato de consagrar torna real o mistério da transubstanciação, poi a substância pão e vinho  se transformam: Tornam-se outra realidade - Corpo e Sangue do Senhor.
      Sem fé, ninguém entende a Eucaristia. É por isso que o sacerdote diz após a Consagração: Eis o mistério da fé. Neste momento, nos levantamos para responder: Anunciamos Senhor a Vossa morte e  proclamamos a Vossa Ressurreição. Jesus disse "Em verdade, em verdade vos digo, se não comerdes a carne do Filho do homem e não beberdes do seu sangue não tereis a vida em vós.
      " Felizes os convidados a participar da ceia do Senhor. Jesus nos convidou pessoalmente, Ele mesmo nos chamou para recebe-Lo. Ele nos convidou para a festa, mas para responder a este convite, devemos nos preparar para este momento tão grande e tão santo. Devemos nos examinar antes de comer deste pão e deste cálice,pois todo aquele  que  O receber indignamente, isto é , em pecado, estará comungando a sua própria condenação"
       O sacerdote diz: Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.Jesus se ofereceu  em sacrifício, por nossos pecados. E nós humildemente respondemos: " Senhor, eu não sou digno (a) de que entreis em minha morada, mas dizei uma palavra e serei salvo(a).
      Podemos receber a Eucaristia até diariamente, sempre que participamos da missa.
      Para recebermos bem a Eucaristia devemos:
1 - TER FÉ  Acreditar que Jesus está presente na Hóstia Consagrada. Acreditar que Ele quer  ser o alimento para nossa vida espiritual.
2 - ESTAR EM ESTADO DE GRAÇA  Na amizade com Deus, isto é, estar sem pecado grave e pedir perdão pelos pecados mais leves cometidos.
3 - COMUNGAR COM RESPEITO E DEVOÇÃO  Aproximar-se da Eucaristia  como quem sabe que se aproxima de Deus.
4 - GUARDAR JEJUM EUCARÍSTICO Em sinal de respeito não se deve alimentar pelo menos uma hora antes da comunhão( Com exceção de água ou remédios) . Não é permitido mastigar chicletes ou balas durante a celebração.

POSIÇÃO DAS MÃOS
Recebe-se a Eucaristia na palma da mão esquerda, pega-se com a direita e coloca-se na boca, Na frente do sacerdote ou do ministro. Os canhotos devem fazer o contrário. No dia da Primeira Eucaristia, a Eucaristia é dada sob as duas espécies, ( Pão e Vinho). Deve-se ir para a fila com as mãos no peito, o sacerdote molhará  a Santa Hóstia no Santo Vinho e você comungará direto na boca., Não se deve ficar com o dedo em forma de pinça para pegar a comunhão, aguardar que seja colocada na palma da mão.
Ter as mãos limpas( sem rabiscos de caneta), observar bem as mãos depois  de consumir a Eucaristia para ver se não ficaram partículas minúsculas, caso tenham ficado, consumir também estas partículas, lembrando que no menor pedaço da Eucaristia, Jesus está presente.
 Em respeito a Jesus e a todos os presente devemos  escolher roupas  discretas, que não chamem à atenção.
 Quando recebemos a Eucaristia o sacerdote  diz: CORPO DE CRISTO. Nós então devemos responder AMÉM que quer dizer: Eu acredito. Depois é o nosso momento  só com Jesus , nosso agradecimento, nosso louvor e depois cantar junto com a comunidade.












   


3 comentários:

Também poderá gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...