Seguidores

quarta-feira, 18 de novembro de 2015

DÍZIMO É VIVER DO JEITO DE DEUS

      O Dízimo pode ser visto de forma superficial, e então aparece como uma simples contribuição para a nossa Igreja. Não passa de dinheiro.
       O Dízimo, porém, deve ser visto na sua essência, e então descobrimos que o Dízimo é uma espiritualidade que nos faz viver do jeito de Deus.
         
Partilhar: gesto de amor e doação
Deus é partilha.  É amor partilhado entre  as três Divinas Pessoas que formam a comunidade mais perfeita: A Santíssima Trindade. Deus , que é partilha por natureza, reparte conosco todos os bens. Reparte conosco sua intimidade e temos a sua Revelação através da Bíblia Sagrada.
Reparte conosco seu próprio Filho e temos o Mistério da Encarnação e da Redenção. Reparte conosco seu Espírito que é derramado sobre cada um de nós. Tudo o que possuímos é partilha do Deus Conosco.
        Como filhos e filhas de Deus, criados à sua imagem e semelhança e chamados a ser perfeitos como Ele é perfeito, nós também devemos aprender a partilhar, repartindo com os irmãos um pouco  de tudo que recebemos: a vida, a fé, os talentos e os bens materiais.


     A importância do Dízimo na Igreja
Dízimo é ato de Fé, é prova de Amor, é um jeito concreto de viver a partilha e dar condições para que a  comunidade possa evangelizar.
Ser dizimista consciente é reconhecer que Deus é o Senhor, é saber que sem Deus nada teríamos e nada seríamos, é reconhecer nossa dependência de Deus.
Dízimo é devolução: devolver um pouco à Deus do muito que Ele nos dá. Dízimo é a décima parte, ou seja 10%.
 Devemos nos orientar de acordo com as palavras de São Paulo: " Que cada um dê conforme tiver decidido em seu coração, sem pesar nem constrangimento, pois Deus ama a quem dá com alegria". ( 2cor 9,7)
 Dízimo, antes de ser porcentagem ou dinheiro, deve ser proposta do coração, feita de acordo com minhas possibilidades. É importante que seja um ato livre do egoísmo. Para isso, deve ser o máximo que posso dar. Podendo dar mais, dou mais; se não tenho condições, dou menos.
O Dízimo na Bíblia  não é a décima parte de qualquer coisa, mas é uma profunda experiência de partilha. Porque o Dízimo é Palavra de Deus que se manifesta no coração daqueles que sabem repartir .
      Significa colocar-se nas mãos de Deus os dons que recebemos para transformá-los em serviços aos irmãos e irmãs.
      Seja fiel nas pequenas coisas! Deus é fiel nas grandes e, sobretudo, nas sua promessas.




                                     A PARTILHA



O Homem de Nazaré repartiu o vinho, o pão , os peixes, repartiu a verdade, sua doutrina, repartiu seu amor, seu Pai sua Mãe.
Deu  seus exemplos, distribuiu seus milagres, espalhou seus discípulos, para levarem sua Boa Nova, a grande partilha.
Na Eucaristia , reparte-se com todos, ensina a partilhar: tudo, Corpo e Sangue, a qualquer hora , em todo lugar. Dízimo é testemunho de partilha, é o novo milagre da multiplicação dos pães e peixes: sobrou mais do que havia, após estarem todos saciados .
Do amor, só nasce o amor sem se esgotar; da partilha sobra sempre mais para partilhar, sem nunca faltar. Enquanto houver partilha, " não havia necessitados entre eles".




MEU PARTILHAR

O mundo está mal porque não sabe partilhar. Uns tem tudo e outros não tem nada. Umas nações são super ricas e outras nem alimento tem para o eu povo. A partilha verdadeira faria com que todos os habitantes da terra pudessem ter o necessário para vi.ver. Saber partilhar é  saber imitar  a Deus. Deus, rico em misericórdia,partilhou tudo com a humanidade... partilhou sua felicidade, amor. Partilhou a Vida.



QUEM MAIS PARTILHOU

1- Deus podia ter tudo só para Ele: Fez o homem
2-Deus podia deixar o homem sozinho : fez a mulher
3-Deus podia ter esquecido a terra e a humanidade: Enviou seu Filho Jesus
4-Jesus podia viver sozinho:  procurou o povo
5- Jesus podia ter tudo : partilhou  com a humanidade
6-Jesus podia ignorar a humanidade: deu sua vida
7-Jesus podia desistir de tudo: ressuscitou para dar vida nova


Toda pessoa de fé expressa os seus sentimentos por meio de sinais e gestos concretos. Partilhar é viver uma profunda experiência de Deus em sua vida.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Também poderá gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...