( Deixar as crianças observar-se diante do espelho, incentivar para que contem o que há de bom em cada pessoa, junto com elas, observar, a beleza, a harmonia, a importância do corpo e dos valores que cada um tem. Observar que não há duas pessoas iguais)
REFLEXÃO
Somos únicos, pelo corpo nos comunicamos e expressamos nossos pensamentos e sentimentos. Dentro de nós há uma força que nos dá vida e movimento.
Temos consciência de ser gente. Decidimos sobre nossos atos e governamos o próprio corpo. Só a pessoa humana é capaz de dizer sim ou não. Só ela é livre, inteligente, criativa. Percebemos em nós também fraquezas e capacidades. A pessoa que se aceita com suas qualidades e limitações vive feliz consigo mesma e faz felizes os que vivem com ela.
Confronto com a Palavra de Deus ( Gênesis 1, 26)
Ao descobrir que somos capazes de agir com inteligência, criatividade e liberdade, percebemos que Deus nos criou à sua imagem e semelhança. Somos semelhantes a Deus na capacidade de amar, criar, servir, perdoar e querer bem. É a própria vida de Deus em nós que nos da condições de conhecer nossos valores, possibilidades e aceitar nossas limitações. Que nos dá energia para que nos comuniquemos, governemos as coisas e vivamos felizes como irmãos.
Vamos pensar
Deus nos fez gente com uma cabeça para pensar, um coração para amar, uma vontade de decidir, pés e mãos para servir, a palavra para que nós nos comuniquemos. Podemos usar tudo isso para o nosso bem, para o bem dos outros e para louvar a Deus.
Motivar as crianças para que façam orações espontâneas. Agradecer a Deus pelo corpo que Ele nos deu e por todos os dons que colocou em nós.
Atitude de vida
* Agradecer a Deus todos os dias por nos ter criado com a capacidade de fazer o bem
* Aceitar aquilo que em nós não pode ser mudado, como a cor da pele, o jeito do corpo etc...
Nenhum comentário:
Postar um comentário