ECUMENISMO : Vem da palavra grega oikomene, que quer dizer; todo o universo habitado.
O ecumenismo é uma atitude de vida. É a arte de conviver, não só com a família, os vizinhos e a comunidade de fé, mas com a humanidade inteira, sem divisões.
Nossa vocação é viver no dia-a-dia a reconciliação com Deus e a criação. começada por Jesus ( Ef 1,9-10).
Por costume a Igreja Católica usa:
*A palavra ecumenismo para o diálogo com os cristãos
*E a expressão diálogo religioso com os não cristãos.
No dia-a-dia, somos ecumênicos até sem perceber. Conhecemos e amamos muitas pessoas não católicas. A dificuldade é respeitar o direito que a outra pessoa tem de pensar, rezar e acreditar em Deus de forma diferente.
A UNIDADE NA DIFERENÇA
Diariamente encontramos pessoas que seguem Jesus mas não são católicas. A maioria é de evangélicos que vivem sua fé em Igrejas presbiterianas, pentecostais, luteranas, metodistas reformadas, adventistas etc...Há também os cristãos das Igrejas ortodoxas ou orientais.
Cada um desses grupos segue Jesus a partir de suas próprias tradições, costumes, ritos, doutrinas etc.Porém, estão unidos no que é mais importante: Creem juntos
* Em Deus Pai, Filho e Espírito Santo
*Em Jesus Cristo Salvador
*Na Palavra de Deus contida na Bíblia
*No Batismo e na Eucaristia
UNIDADE s não é o mesmo que uniformidade. Unidade é uma atitude de acolhida mútua. Podemo estar unidos na vida, na ação, na oração e na fé, mesmo vivendo, agindo, orando e acreditando de forma diferente.
CREMOS NO MESMO SENHOR
Católicos, evangélicos, cristãos ortodoxos estão unidos pela fé.Creem no único Deus: Pai, Filho e Espírito Santo. Alguns ressaltam mais a pessoa do Espírito Santo) pentecostais). Outros, a pessoa do Pai( Ortodoxos). Outros, a pessoa do Filho ( evangélicos tradicionais). Mas é o mesmo Deus, revelado plenamente por Jesus Cristo.
Outro ponto comum entre a Igreja católica e várias Igrejas evangélicas é o Batismo, desde que feito com água e em nome da Santíssima Trindade. Os membros batizados de outras Igrejas tem a mesma dignidade e missão do todos os católicos batizados.
Se um evangélico batizado validamente quiser ser católico, não precisa ser batizado de novo. Se a pessoa tiver sido "batizada" numa Igreja que não tinha compromisso de levá-la a ser discípula de Jesus Cristo, é preciso batizá-la. É o que ocorre em relação as Igrejas Brasileiras.
Em relação à Eucaristia, não existe o mesmo entendimento. Algumas Igrejas creem na real presença de Jesus na Eucaristia e realizam a Ceia.Outras acreditam que a Ceia é apenas um gesto simbólico. Por isso católicos e evangélicos ainda não participam juntos da Eucaristia. No futuro, é possível que as diferenças sejam superadas.
Há pontos de desacordo. Por exemplo: a autoridade na Igreja; os ministérios; os sacramentos; a interpretação da Bíblia; a veneração à Maria e aos Santos, etc.Nesses pontos, o importante é conhecermos nossa própria fé e seus fundamentos, respeitando o direito de outros grupos cristãos pensarem e viverem de forma diferente.
ECUMENISMO NA PRÁTICA
NO COTIDIANO - A convivência do dia-a-dia nos leva a conhecer, respeitar e amar gente de várias crenças. Que as diferenças não sirvam de barreiras para a amizade, a ajuda mútua e a solidariedade.
NA AÇÃO - Sem cooperação entre cristãos, não será possível melhorar a vida do nosso povo ou transformar as estruturas injustas da sociedade. Até numa situação isolada de necessidade a ajuda mútua é bem-vinda!
NA ORAÇÃO - Cada grupo tem seu jeito de rezar, mas quando as motivações são comuns a vários grupos, a oração pode ser em comum também. Especialmente quando o assunto é a unidade dos cristãos.
NA FÉ - Quem consegue dialogar com o outro no nível do cotidiano, da ação e da oração, não terá dificuldades em explicar ao outro sua maneira de acreditar em Jesus, assim como de respeitar a maneira do outro crer.
ENTÃO...SER CATÓLICO POR QUE?
Todo católico é chamado a ser ecumênico. A própria palavra Católico quer dizer Universal.Além disso, o ecumenismo faz parte da doutrina oficial da Igreja.
Quem se diz católico, está se comprometendo a ser ecumênico!
Algumas Igrejas acreditam que somente seus membros serão salvos. A Igreja Católica acredita que todas as pessoas que amarem concretamente o próximo serão salvas, independente da Igreja a que pertenceram nesta vida ( Mt 25, 31-46).
Sendo assim, será que vale a pena ser católico? Sem dúvida! Cada Igreja mostra o caminho do Reino de uma forma diferente. Para nós, a Igreja Católica é o melhor caminho. Ela tem a plenitude dos meios de salvação ou seja,, ela dá a melhor orientação para amarmos o nosso próximo concretamente e, assim, sermos salvos.
Ser católico não salva ninguém: o que salva é a capacidade de amar! Não somos católicos para nossa própria salvação. Somos católicos para a salvação dos outros: para amar e ensinar às pessoas a se amarem.
Ser católico não é privilégio: É UMA MISSÃO.
(Texto tirado da revista Ecoando)
A mãe viera visitar a filha recém-casada. A moça apontou pela janela as roupas do varal da vizinha e disse:
Veja aquelas roupas mãe. Achi que a vizinha não gosta muito de usar sabão... A mãe chegou mais perto da janela, observou e disse: Filha, a sujeira que você está vendo não está nas roupas da vizinha, Está no vido da janela....
Nenhum comentário:
Postar um comentário